História: David Murray Pilkey



David Murray Pilkey - Autor e Ilustrador


Você conhece David Murray Pilkey Jr.? Mais conhecido como Dav Pilkey, o autor e ilustrador da franquia de livros do “Capitão Cueca” já falou em diversas entrevistas sobre as dificuldades que enfrentou no tempo de escola e seu diagnóstico como uma pessoa disléxica e com TDAH.

Dav conta que era tirado da sala de aula com frequência e passava grande parte das aulas no corredor, como uma forma castigo por falar demais e desviar a atenção dos outros alunos.

Em uma entrevista para o portal “Today”, Dav diz que “se lembra de ter se sentido um estranho na escola primária, já que ser destacado por seu comportamento muitas vezes fazia com que seus colegas evitassem interagir com ele”. Mesmo com os problemas na escola, a família do autor sempre o incentivou a buscar seu lado criativo, com muita paciência e respeitando suas dificuldades de leitura e seu déficit de atenção.

Para o autor a postura da família foi fundamental durante seu crescimento e fez toda a diferença até na sua vida adulta, já que ele se sentia seguro e acolhido quando chegava em casa, com liberdade de ser ele mesmo sem julgamentos.

Em 1997 Pilkey lançou seu primeiro livro da série “Capitão Cueca”, que antecedeu outros 12 livros, 2 livros de atividades, diversos livros derivados, se tornou série animada em 2014 e em 2017 foi adaptado pro cinema. Os desafios no tempo da escola ajudaram o autor a lidar com a rejeição na vida adulta e inspiraram os personagens durante a criação da história do best-seller.

Dav é uma das provas de que a dislexia e o TDAH não são empecilhos para o sucesso e que o apoio da família é fundamental durante o processo de aprendizagem.