top of page

História: Cathy Foley



Cathy Foley - Física Australiana


Cathy Foley é uma física australiana, chefe da Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth e em janeiro de 2021 irá assumir a pasta de Cientista-Chefe do governo australiano, o cargo mais alto do país no campo da ciência.


A física foi diagnosticada com dislexia quando estava na faculdade e mesmo sendo muito boa com números e no laboratório, ela afirma que sofreu muito com a ortografia, se sentindo “abençoada quando os corretores automáticos e o computador foram inventados”. Apesar dos desafios que a dislexia trouxe para Cathy, ela deu um jeito de contornar a situação e ao invés de se sentir mal por ter dificuldades na escrita ela focou em melhorar suas habilidades em matérias com números, o que claramente deu certo!

Em 2020 a cientista recebeu dois prêmios importantes e se tornou “Fellow da Australian Academy of Science” e também foi nomeada “Oficial da Ordem da Austrália” por sua contribuição à pesquisa científica, ao avanço das mulheres na física e às organizações científicas profissionais da Austrália". As duas honrarias só são entregues para pessoas que se destacaram em suas áreas e contribuem de alguma forma para o avanço do país. Cathy é a prova de que um disléxico pode ser tudo isso, mostrando que nunca devemos duvidar das nossas capacidades.


bottom of page