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Parceria entre Portabilis e Domlexia leva inovação na alfabetização às redes públicas








Mais de 3.000km separam Ipiranga do Piauí (PI) e Criciúma (SC), diferenças regionais, de costumes e populacionais. A primeira tem cerca de 10.000 habitantes, a outra 23 vezes mais.

A Rede Municipal de Criciúma e de Ipiranga estão, no entanto, juntas em um projeto piloto que leva o início da alfabetização aos seus alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, na forma de um jogo online, divertido e educativo.

O cenário atual de pandemia e distanciamento fez escolas e redes de educação repensarem e criarem formas de levar o aprendizado aos seus alunos. Os pequenos, em fase de alfabetização apresentam um desafio maior ainda.


Foi com isso em mente que surgiu a parceria entre a Portabilis e a Domlexia. A Portabilis já presente em diversos municípios com seu sistema de gestão para redes de ensino levou o Programa Escola Dom para 4 municípios. Foram ao todo mais de 470 alunos e 20 educadores envolvidos no projeto que aconteceu entre setembro e início de dezembro/2020.


O Programa Escola Dom da Domlexia (que trabalha com soluções voltadas às dificuldades de aprendizagem), encontra na tecnologia a plataforma ideal para levar um conteúdo de qualidade pedagógica a todos os alunos (mesmo aqueles que estão mais de 3.000km distantes uns dos outros) e ainda fazer uma mapeamento objetivo do aprendizado, proporcionando aos professores a possibilidade de intervir de forma mais precoce junto aos alunos que apresentam dificuldades.


O jogo Dom e as letras, conduzido pelo dragão Dom, ensina para as crianças a correlação entre som e escrita dos principais fonemas da Língua Portuguesa. Através de minijogos, e outras atividades, os alunos vão se apropriando e ativando sua consciência fonológica. Professores acompanham tudo também pela internet, através de um painel de desempenho que mostra o avanço da turma e de cada aluno.

Logicamente as desigualdades de acesso à internet e a aparelhos celulares apareceram em todos os municípios do projeto. Com o ensino remoto desde período de pandemia, o projeto teve que contar com a disponibilidade de internet e celular das famílias dos alunos. Não se atingiu 100% dos alunos como seria o ideal, e aconteceria na sala de aula lá na escola.


O programa trouxe resultados bastante positivos, tanto na avaliação de professores como dos pais e mães dos alunos que utilizaram o jogo.

A Professora Marileia Raichaski dos Santos Maximiano de Criciúma conta que embora a princípio ela e suas colegas ficaram preocupadas em ter mais um projeto, logo perceberam que o jogo poderia ser bastante útil no processo de alfabetização dos alunos, pois trabalha com a consciência fonológica. Veja o depoimento no vídeo.






Já a professora Nayra Caminha de Ipiranga do Piauí comenta que observou avanços significativos na aprendizagem de seus alunos. No vídeo ela fala um pouco mais sobre a experiência.





Vale a pena assistir aos depoimentos dos alunos que tiveram a oportunidade de aprender brincando durante esse período de ensino remoto. Miguel e Rafaela de Criciúma e Amanda de Ipiranga do Piauí.





Tiago Giusti (CEO da Portabilis) acredita que "o mundo melhor que sonhamos será construído pelas crianças e jovens. E é nosso papel garantir condições hoje para que todas não só tenham acesso à educação pública de qualidade, mas oportunidades para aprender, cada um do seu jeito. A Domlexia quer reduzir as desigualdades na aprendizagem, quer construir um mundo onde todos aprendem, e propósitos como este sempre terão espaço para caminhar ao nosso lado."


“A tecnologia pode ser uma grande aliada como meio de levar instrumentos de qualidade pedagógica, que são baseados em evidências científicas a mais alunos das nossas redes públicas. Portabilis e Domlexia tem como propósito melhorar a educação no Brasil, nos unir nesse projeto foi simplesmente natural” – disse Nadine Heisler (CEO da Domlexia).


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